O que é a casa dos sonhos para você? Chegou a hora de fazer algumas definições e tirar os planos do papel.
O que é a casa dos sonhos para você? Chegou a hora de fazer algumas definições e tirar os planos do papel. Saiba como torná-la realidade!
Para construir a própria casa ou reformá-la para deixá-la como sempre quis, é preciso considerar alguns detalhes. Eles vão desde a adição de cores à escolha de móveis, objetos decorativos e mão de obra qualificada. Hoje, projetos modernos e arrojados são o sonho de muitas pessoas. É por isso que as "casas de Pinterest" fazem tanto sucesso.
Mas é fato que a casa dos sonhos é algo pessoal. Cada um tem seus gostos e necessidades, já que isso vai além de questões estéticas. Neste conteúdo, nossa proposta é apresentar critérios para você fazer essas definições e se motivar para torná-las realidade.
Saiba o que é preciso para ter a sua casa dos sonhos!
Como vimos, não existe uma fórmula para construir a casa dos sonhos, porque cada pessoa dá mais valor a determinados detalhes. O primeiro passo, então, é ter um planejamento para tirar do papel. Pense no que é importante para você e sua família em cada cômodo ao reunir essas decisões.
De toda forma, vale conhecer as considerações do mercado, até mesmo para ter mais ideias. Muitos especialistas da área sugerem os seguintes itens:
Apostar nos tons claros nunca é um erro. Se você conferir diversos exemplos de casas dos sonhos nas redes sociais, verá que muitas delas optam pelas variações de branco –– até mesmo por questões de aproveitamento de iluminação e conforto térmico. Aquele toque mais policromárico pode ser feito pela composição de móveis e objetos decorativos, levando mais cor aos ambientes.
Mas vale lembrar que isso é uma questão de gosto. O seu projeto pode incluir cores nas paredes, desde que estejam em harmonia. O círculo cromático auxilia nessa combinação, incluindo as 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias. É assim que você encontra as melhores combinações.
Na inclusão das cores na parede, tenha a certeza de que não vai enjoar delas por um bom tempo. Afinal, as decorações são mais simples de trocar que a pintura. Para evitar riscos de arrependimento, vale simular os ambientes da forma que você imagina. Aqui, o trabalho do arquiteto aliado a softwares próprios com realidade aumentada ajudam nesse quesito. Com eles, é possível trazer uma personalidade maior ao projeto, além de uma melhor harmonização das cores com o ambiente em questão, o que é permitido pela inteligência artificial dos softwares.
Para a casa dos sonhos, o melhor aproveitamento dos espaços é um grande diferencial. É por isso que muita gente prefere os móveis planejados. Com projetos certeiros, você conquista mais espaço de armazenamento e aproveita cada canto de forma elegante e funcional.
Mas não é só isso. É preciso reunir móveis para complementar os ambientes. Tenha em mente o que você imagina para:
Móveis multifuncionais podem até serem feitos sob medida, de acordo com as referências que você imagina. Mas a variedade de oferta no mercado já permite escolher as peças dos seus sonhos entre as opções fabricadas.
A decoração é uma das principais formas de imprimir sua personalidade nos ambientes e torná-los, de fato, a casa dos sonhos. Podem ser escolhidos ao longo dos anos, a partir de souvenirs de viagem e objetos de memória afetiva relacionados à família. Se preferir, dá para começar do zero e comprar peças como:
Garanta que esses objetos conversem entre si e com o ambiente, para deixá-lo mais harmônico.
A contratação de um decorador pode ser um facilitador nessa etapa. Esse profissional colabora com a melhoria da estética do ambiente, considerando não só o mobiliário, mas também, todas as características externas do ambiente.
O terno "casa do Pinterest" não veio à toa. Essa é uma das redes sociais mais indicadas para quem busca referências de decoração e composição de ambientes. Você digita o que deseja na busca, e a plataforma mostra diversas opções. À medida que abre as que mais gostou, ela seleciona as mais parecidas.
No Instagram, também é possível fazer essas pesquisas. Além de seguir páginas de construtoras, profissionais de arquitetura e dos consumidores, dá para filtrar por hashtags. Por exemplo, basta digitar "painel ripado", "tendências de arquitetura" ou o que você deseja para ter perfis, fotos, vídeos e muito mais à disposição.
A casa dos sonhos deve ter a sua personalidade. Por isso, nada melhor que participar de alguns processos de criação. Tome como exemplo a tendência do Do It Yourself (DIY, sigla para “Faça Você Mesmo”, em inglês). Existem vários objetos decorativos e até móveis que você pode fazer a partir de materiais que tem em casa.
Uma cômoda antiga, da casa de seus familiares, por exemplo, pode passar por uma reforma e compor o estilo retrô de um de seus quartos. Já para a decoração, é possível revelar fotos de belas paisagens que tirou em viagens para adornar paredes, estantes ou onde preferir.
Se não tiver em mente o que fazer, procure referências e tutoriais. Essa é uma prática incentivada não apenas para personalizar sua casa. Também é uma forma de otimizar os custos e fazer um consumo mais consciente, reaproveitando o que já se tem.
Conquistar a casa dos sonhos é possível com uma boa dose de planejamento. Mesmo que os acabamentos e adornos custem um pouco mais, existem estratégias para economizar sem abrir mão do que deseja, como vimos. O importante é colocar tudo no papel e definir prazos para atingir o objetivo, em vez de ir deixando para depois.
E que tal começar a tirar os planos do papel comprando um lote diferenciado para a construção da sua casa dos sonhos? Um terreno em um bairro planejado, ou em um condomínio fechado, com toda a infraestrutura, lazer e áreas verdes para sua família? Conheça as opções que a Urba oferece e saiba como realizar e esse sonho!
Fale conosco: (31) 4020-6868